Física » Ondulatória » Ondas sonoras » Os limites de audibilidade
    
 
 
Os limites de audibilidade - I
 
 
 
Você sabe o que é um limite de audiabilidade? Descubra o que é isto lendo o texto abaixo.
 
 
 
O ouvido humano não possui a capacidade de ouvir todos os sons que são produzidos na Natureza. Ele pode somente ser sensibilizado por uma onda mecânica que se propaga num meio material, como o ar, desde que esta onda apresente intensidade suficiente e sua freqüência esteja dentro de um certo intervalo definido. Toda vez que somos sensibilizados por uma oscilação com estas características, podemos dizer que estamos recebendo uma sensação sonora:
   
   
   
 
 
 
 

Este intervalo de freqüência que podemos identificar como intervalo sonoro se estende de 20 a 20.000 Hz, sendo conhecido como limite de audiabilidade para o ouvido humano. Fora deste intervalo de freqüência o ouvido humano é incapaz de distinguir os sons.
 
 
 
Importante: nosso aparelho auditivo é um bom receptor de ondas sonoras somente entre os seus limites de audiabilidade, ou seja, de 20 a 20.000 Hz.
  Curiosidade: Na fala, por exemplo, a freqüência da voz masculina varia normalmente entre 100 e 125 Hz. Já a freqüência da voz feminina varia de 200 a 250 Hz.  
 
 
 
Mas existem outras ondas cujas freqüências estão além do nosso limite de audibilidade. Tais ondas são conhecidas como infra-som e ultra-som: as ondas mecânicas longitudinais de freqüências inferiores a 20 Hz são inaudíveis para os ouvidos humanos, sendo chamadas de infra-sons. Já as ondas longitudinais de freqüências superiores a 20.000 Hz são denominadas ultra-sons, sendo também inaudíveis aos ouvidos humanos. No entanto, alguns animais são capazes de ouvir ultra-sons, como os cães, que conseguem ouvir sons de até 50.000 Hz.
   
   
   
 
 
 
 
Em relação a intensidade do som (ou nível sonoro) captada por nosso aparelho auditivo, costumamos usar popularmente a palavra volume do som. Quando o som tem uma intensidade mínima, não conseguimos captá-lo nem ouvi-lo. Esta intensidade mínima é conhecida como limiar mínimo de audição. À medida que a freqüência do som aumenta, vamos encontrar outro limite de audição, denominado limiar máximo de audição, acima do qual os sons captados provocam uma sensação dolorosa em nossos ouvidos.
  A forma mais utilizada para expressar a intensidade de uma onda sonora, ou seja, a energia transportada por ela é o decibel (dB), uma medida logarítmica.  
 
 
 

Quer conhecer a intensidade sonora de algumas atividades cotidianas? Clique aqui .