Física
» Ondulatória
» Ondas sonoras
» O som e suas características
Conheça as Diferentes Características do Som! - II
Os sons que percebemos podem ser graves, agudos, fortes e fracos:
Os sons graves e agudos possuem diferentes alturas: por exemplo, são de diferentes alturas os sons emitidos pelas teclas de um piano. A altura do som está ligada unicamente à sua freqüência, os sons graves apresentam baixa freqüência, enquanto que os sons agudos são de alta freqüência:
Importante: a altura é a característica que distingue os sons graves e agudos.
Os sons também podem ter intensidades diferentes, podendo ser fortes ou fracos. A intensidade do som está relacionada com a amplitude das vibrações (e portanto com a quantidade de energia transportada pela onda sonora). Os sons fortes são de grande amplitude, pois transportam muita energia. Já os sons fracos transportam pouca energia, apresentando pequena amplitude:
Importante: a intensidade é a característica que diferencia os sons fortes dos sons fracos.
Uma outra característica dos sons é o timbre: se dois instrumentos musicais emitem a mesma nota musical, de mesma altura e intensidade (amplitude) eles parecerão diferentes aos nossos ouvidos, porque os dois instrumentos têm timbre diferentes. O timbre é uma característica que permite distinguir sons idênticos em altura e intensidade, mas provenientes de fontes distintas. Os sons de timbre se diferenciam entre si pela forma da onda:
Sons de timbre diferentes
Importante: dois sons idênticos em altura e intensidade mas provenientes de fontes sonoras diferentes são distinguidos entre si pelo timbre. Clique aqui para voltar ao início deste assunto.