Física » Ondulatória » Ondas sonoras » Ondas elásticas transversais e longitudinais
    
 
 
Ondas: 2. Quanto a direção de propagação - I
 
 
 
Como veremos aqui em detalhe, as ondas podem ser transversais ou longitudinais, no que se refere à direção de propagação.

Vamos considerar a seguinte situação: duas pessoas estão segurando as extremidades livres de uma corda:
   
   
   
 
 
 
 
De repente, a pessoa na extremidade direita da corda abaixa e levanta a corda rapidamente, produzindo o que chamamos de pulso de onda na corda:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: as ondas produzidas na corda são o que chamamos de ondas elásticas. Elas têm esse nome porque se propagam graças às propriedades elásticas do meio material em que se formam. As ondas sonoras são outro exemplo de ondas elásticas. Já as ondas eletromagnéticas não são ondas elásticas.

Após alguns instantes, o pulso terá se propagado na corda, e teremos a seguinte situação:
   
   
   
 
 
 
 
No desenho podemos ver que o pulso de onda está se propagando da esquerda para a direita na corda (indicado pelas setas azuis), enquanto que os pontos perturbados pelo pulso, oscilam para cima e para baixo (indicado pelas setas vermelhas). Neste exemplo, a direção de oscilação (setas azuis) é vertical, sendo perpendicular à direção de propagação do pulso na corda, que tem a direção horizontal (indicada pelas setas vermelhas). Este é um exemplo do que chamamos de ondas transversais elásticas.

Estas ondas transversais elásticas podem ser produzidas também em molas:
   
   
   
 
 
 
 
Inicialmente, a mola está em repouso e as forças elásticas que as espiras vizinhas da mola exercem umas sobre as outras se contrabalançam. Quando perturbamos a mola sacudindo-a, essas forças já não mais se contrabalançam e as espiras são forçadas a se mover. O processo segue adiante.

Importante: Não é somente em molas e em cordas que as ondas transversais elásticas podem ser produzidas. Na verdade, elas podem acontecer em todos os corpos sólidos, líquidos e gasosos que apresentem propriedades elásticas.
Para continuar clique aqui.