Física » Termodinâmica » Calor e trabalho » Aplicações das leis termodinâmicas
    
 
 
Aplicações das leis termodinâmicas
 
 
 
Aplicações das Leis Termodinâmicas

A Primeira e a Segunda Lei da Termodinâmica aplicam-se a um grande número de processos na Natureza. A Primeira Lei, por exemplo, estabelece que a energia de um sistema (e sua vizinhança), em qualquer processo natural que ocorra, sempre se conserva.
  Para reflexão:

A Natureza não viola as suas próprias leis.

Leonardo da Vinci
 
 
 
 
Isto implica, por exemplo, que é impossível construir uma máquina que gere energia “do nada”. Uma máquina que fizesse isto seria um moto perpétuo de primeira espécie, e que não existe justamente porque contradiz a Primeira Lei da Termodinâmica.
Assim, esta lei regula nosso mundo, nos informando sobre as máquinas que podem ser criadas, e os processos possíveis de ocorrer com tais máquinas.
 
 
 
Já a Segunda Lei da Termodinâmica nos revela a direção dos processos naturais, ou seja, a direção na qual eles podem ocorrer, nos revelando também que é impossível transformar calor totalmente em trabalho num sistema, e que portanto é impossível um motor de automóvel apresentar rendimento de 100%, o chamado motor perpétuo de segunda espécie.
Assim, esta lei nos informa, por exemplo, qual pode ser o rendimento máximo esperado de uma máquina térmica ou de uma geladeira, além de permitir que saibamos quais processos podem ou não podem ocorrer na Natureza, o que nos possibilita desenvolver e testar hipóteses e modelos mais coerentes no desenvolvimento de pesquisas nos mais variados campos do conhecimento.