Física » Termodinâmica » Calor e trabalho » Equivalente mecânico do calor
    
 
 
Equivalente mecânico do calor
 
 
 
Equivalente Mecânico do Calor

É possível aquecer uma certa quantidade de água simplesmente agitando-a, ou seja, sem aquecê-la ou colocando-a em contato com um corpo mais quente do que ela. Neste caso, o trabalho que a nossa força realiza agitando a água procurando vencer o atrito interno do líquido, faz aumentar sua energia interna e eleva sua temperatura. Este tipo de experiência foi realizada pela primeira vez em 1840 por James P. Joule (1818-1889), e ficou conhecida como experiência de Joule. Ele a repetiu diversas vezes, com o intuito de demonstrar que uma diminuição da energia mecânica da água acarretaria uma transferência de uma quantidade de energia, na forma de calor, de igual valor.
 
 
 
Seu invento mais famoso foi um dispositivo no qual duas massas presas por um fio passavam por duas roldanas. À medida que as massas desciam, o sistema de haletas girava, fazendo aumentar a temperatura da água no interior do recipiente cilíndrico. Conhecendo as massas e as distâncias de queda ele determinou o trabalho feito; medindo com precisão o aumento da temperatura da água, ele determinou o calor produzido. Joule pôde, então, estabelecer a relação entre o trabalho e a quantidade de energia transferida na forma de calor:
   
   
  Aparelho de Joule  
 
 
 
 
Desta experiência resulta que, para se elevar de 1oC a temperatura de 1 kg de água, são necessários 4186 J, ou seja, determinou que cada 4186 J de energia correspondem a 1000 calorias. Estes joules farão a energia interna da água aumentar, ou seja, a elevação de 1oC na temperatura da água revela que este afluxo de energia serviu para aumentar a energia cinética com que as moléculas da água se movimentam.
 
 
 
Assim, podemos afirmar que, como o calor, o trabalho é também um modo de transferir energia. Em outras palavras, o trabalho também é energia em movimento. Além disso, podemos dizer que o calor proveniente de um corpo mais quente e o trabalho realizado por uma força externa sobre o sistema são duas formas diferentes de se aumentar a energia interna de um corpo.
  Importante:

A relação

1 caloria = 4.186 J

é conhecida como o equivalente mecânico do calor.
 
 
 
 
No entanto, nem sempre a absorção de calor se traduz num aumento de temperatura do corpo. Por exemplo, é possível que um corpo absorva calor sem se aquecer, como ocorre quando um bloco de gelo derrete : ainda que absorva calor do meio, sua temperatura permanece estacionada em 0oC enquanto ele derrete.