Física » Termodinâmica » Processos de troca de calor » Fluxo de calor
    
 
 
Fluxo de calor
 
 
 
Para examinar como o calor se transfere nos corpos, vamos analisar a seguinte situação: consideremos que uma barra de metal de comprimento L a área se seção transversal A acha-se inicialmente à temperatura uniforme T. Em certo instante, coloca-se sua extremidade direita em contato com um corpo mantido a uma temperatura constante T1 e a esquerda com outro corpo mantido a uma temperatura mais alta, T2. O restante da barra é envolvido por um material não condutor de calor, como indicado ao lado:
   
   
   
 
 
 
 
Após um tempo suficientemente longo, durante o qual as extremidades foram mantidas em T1 e T2, observa-se que a temperatura em pontos intermediários da barra decresce uniformemente com a distância da extremidade quente para a extremidade fria. Em cada ponto, no entanto, a temperatura permanece constante no tempo. Ou seja, podemos dizer que entre as extremidades da barra temos um fluxo estacionário de calor.
Esta experiência mostra que a taxa deste fluxo de calor (denominado f) através da barra, neste estado estacionário, é proporcional à área A, à diferença de temperatura (T1 - T2) e inversamente proporcional ao comprimento da barra. Estas proporções podem ser convertidas em uma equação que apresenta uma constante de proporcionalidade , cujo valor numérico depende do material da barra.
 
 
 
Esta constante é a condutividade térmica do material, a lei em questão é a Lei de Fourier:
 
 
 
 
 
Unidades de Medida do Fluxo de Calor

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade da taxa de fluxo de calor é o joule por segundo (J/s), embora outra unidade, como a caloria por segundo, também seja usada.
Unidades de Medida da Condutividade Térmica

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de condutividade térmica é o joule por segundo por metro por grau Celsius (J s-1 m-1 oC-1).
A condutividade térmica de maioria dos materiais é função da temperatura, aumentando suavemente a medida que esta aumenta, esta variação sendo no entanto pequena e freqüentemente pode ser desprezada. Alguns valores numéricos de , à temperatura ambiente, são apresentados na tabela abaixo. Podemos percebe que os bons condutores têm altos valores para e os bons isolantes apresentam valores muito menores para k:
 
 
 
Exemplos
Material Condutividade Térmica k (cal/s cmºC)
Ar seco 0,00006
0,00009
Papel 0,0003
Água 0,0014
Vidro 0,0015
Concreto 0,0025
Gelo 0,0045
Ferro 0,17
Latão 0,26
Alumínio 0,50
Ouro 0,70
Prata 0,97