Física » Mecânica » Conservação da Energia » A energia potencial gravitacional
    
 
 
A energia potencial gravitacional
 
 
 
Todo objeto que se encontra próximo da superfície da Terra é atraído em direção ao centro do planeta devido à força da gravidade, uma força que diminui rapidamente a medida que o objeto se distancia da Terra.
 
 
 
Próximo à superfície da Terra podemos considerar que a força da gravidade é praticamente constante, estando dirigida verticalmente para baixo, sendo que para um objeto de massa m é igual a:
 
 
 
 
 
onde Segunda Lei de Newton, que a relação entre a força aplicada a um corpo e a aceleração resultante é da forma .
 
 
 
Vamos examinar como esta força gravitacional age. Consideremos um objeto parado, por exemplo uma telha que se encontra na altura z1 que, por estar parada, não tem energia cinética. No entanto, se ela cair até a altura z2 percorrerá a distância h=z1 - z2, a força da gravidade terá então realizado um trabalho, igual a:
 
 
 
 
 

Quando a telha estava parada na altura z1 , possuía energia. Ela despende essa energia ao cair, realizando trabalho através da força gravitacional que o atrai para baixo.

Esta energia despendida, que depende somente da posição da telha é chamada de energia potencial gravitacional, sendo dada por:
U = m g h

 
 
 
   
   
   
 
 
 
Importante: A energia potencial de um corpo é a capacidade que ele possui de realizar trabalho devido ao estado ou posição em que ele se encontra.