Física » Mecânica » Conservação da Energia » O trabalho e a potência
    
 
 
A Potência - I
 
 
 
Um homem que precisa carregar uma mala do andar térreo de um edifício ao quarto andar pode transportá-la lentamente pela escada. Ou pode colocá-la no elevador, que rapidamente chegará ao quarto andar. Em ambos os casos, o trabalho realizado pelo homem ou pelo motor do elevador é o mesmo, sendo dado pelo produto do peso da mala pela altura em que o quarto andar do prédio se encontra.
 
 
 
Por exemplo, se a mala tem uma massa igual a 10 kg e o quarto andar se encontra a 20 metros do solo, tanto o homem quanto o elevador realizam um trabalho igual a:
   
 
 
 
Mesmo que o trabalho realizado pelo homem ou pelo motor do elevador seja o mesmo, há entre eles uma diferença muito importante: o homem executa o trabalho lentamente, enquanto o elevador o realiza com rapidez. Em outras palavras, podemos dizer que o elevador é mais eficiente que o homem, já que realiza o mesmo trabalho em menos tempo.
 
 
 
Mas de que maneira podemos exprimir a idéia de rapidez com que uma força (um motor, uma pessoa) realiza trabalho? Podemos exprimir isto através do conceito de potência:
  Potência = força aplicada x velocidade do corpo ao qual se aplica a força.  
 
 
 
A potência também pode ser definida como:
  1 cv=736 W  
 
 
 
Unidades de Potência
A unidade de medida de potência no Sistema Internacional de Unidades é o Watt. Um Watt é a potência desenvolvida por uma força que realiza um trabalho de 1 J em 1 s:
Importante: Um múltiplo muito usado do Watt é o quilowatt (kW): 1 kW = 1000 W.
 
 
 
Já a potência dos automóveis é freqüentemente expressa em cavalos-vapor (cv), sendo que:
Quer saber mais sobre potência? Clique aqui.