Física » Mecânica » Força e movimento » A força peso, normal, de atrito e tensão
    
 
 
Algumas Forças Particulares: a Força de Atrito II
 
 
 

Aumentando-se a intensidade da força , a força de atrito também aumenta, até atingir um valor máximo.
   
   
   
 
 
 
 


A partir deste momento, o telefone começa a se mover para a esquerda, sob a ação da força.

 
 
 
   
   
   
 
 
 
Se quisermos mover o telefone com velocidade constante sobre a mesa basta diminuirmos o valor da força em relação ao valor que tinha antes do telefone iniciar seu movimento.
 
 
 
   
   
   
 
 
 

Acompanhando esta seqüência de Imagens (A) a (E), observamos que ao exercermos uma força sobre o telefone, como resposta a esta força surge uma força de atrito (vide (B)) que aponta para a direita, compensando exatamente a força que aplicamos ao telefone.

Esta força é chamada de força de atrito estático.

 
 
 

As Imagens (C) e (D) mostram que, a medida que aumentamos a intensidade da força , a força de atrito estático aumenta também, e o telefone permanece em repouso. Para um certo valor da força , no entanto, o telefone se acelera para a esquerda.

Neste momento, a força de atrito que se opõe ao movimento do telefone passa a ser chamada de força de atrito cinemático .

  Geralmente a força de atrito cinemático age quando há movimento de um objeto, seu valor sendo menor do que o valor da força de atrito estático.  
 
 
 
Assim, se quisermos mover o livro sobre a mesa com velocidade constante, devemos diminuir a força aplicada sobre ele, até que o livro comece a se mover como mostrado na Imagem (E).