Física » Mecânica » Introdução
    
 
 
Introdução
 
 
 

A Física se divide em vários ramos de estudo e um deles é a Mecânica , que se ocupa do estudo do movimento dos objetos. Este ramo da Física evoluiu muito, desde os tempos mais remotos, auxiliando a humanidade na execução de suas tarefas, em sua locomoção e modo de vida.
 
 
 


O seu desenvolvimento trouxe inúmeros benefícios: por exemplo, a Mecânica é a responsável pelos métodos de construção de pontes, aquedutos, túneis, casas, edifícios e estradas, diminuindo as distâncias entre as pessoas e alterando a paisagem:
   
   
   
 
 
 
 

Seus experimentos incluem, por exemplo, o estudo, planejamento e controle do movimento de satélites artificiais que giram em torno do globo como uma Lua sintética; a análise e a investigação dos segredos do átomo; prevendo a existência e o comportamento das partículas subatômicas; estudando a luz e as cores, explicando o movimento dos asteróides, satélites e a órbita dos planetas:
   
   
   
 
 
 
 

Nos próximos capítulos falaremos sobre movimento, aceleração, velocidade, força, energia, colisões, rotações e gravitação, ou seja, estudaremos em diversas situações tudo o que se refere ao movimento, investigando por que objetos se movem ou não, quais as forças que agem num corpo em movimento e como descrever a mudança de posição de um objeto com o tempo, como “sentimos” a ação da aceleração, da velocidade e da força, por que um astronauta “flutua” dentro da nave espacial, como funciona uma central hidrelétrica e muito mais.

 
 
 

Todos nós somos, de alguma maneira, familiarizados com estes conceitos. Vamos aqui procurar ainda mais familiaridade com eles, não os vendo como algo que estudamos e podemos nos esquecer mais tarde. Veremos de que maneira em Física, ou qualquer outra área do conhecimento, tudo se relaciona de maneira lógica e coerente. Encontraremos aqui a história da natureza, de seus avanços e descobertas, permitindo que nós nos sintamos, munidos de conhecimento, mais participantes neste mundo mutável em que vivemos.