Biologia » Fisiologia animal e humana » Sistema nervoso » Introdução
 
 
Sistema nervoso
 
 
 
Digestão, respiração, circulação, excreção e reprodução até certo ponto podem ser estudados de forma separada, mas é preciso não esquecer que um animal vivo funciona com todas estas funções integradas em rede, coordenadas pelos sistemas nervoso e hormonal.Outras funções realizadas pelo organismo como a sensorial, motora e glandular também trabalham de forma coordenada com o sistema nervoso. Vários receptores, nos órgãos sensoriais, detectam estímulos. Estas informações são convertidas em impulsos elétricos, a forma com que os neurônios (células nervosas) carregam a informação através do sistema nervoso.
No sistema nervoso dos animais, os neurônios estão arranjados de forma tal que podem levar as mensagens através de caminhos pré-determinados. Os neurônios sensoriais recebem as informações dos receptores nos órgãos sensoriais e as transmitem para os interneurônios, que transmitem mensagens entre neurônios. Freqüentemente, um caminho nervoso envolve vários interneurônios, que recebem e processam a informação de várias partes do corpo e enviam instruções para que ocorram as respostas apropriadas.
 
 
 
Os neurônios motores passam estas instruções para os efetores, órgãos que efetivam as respostas. Os efetores mais comuns são as glândulas, que secretam hormônios, enzimas digestivas e assim por diante; e os músculos, que se contraem movendo algumas partes do corpo. As respostas realizadas pelos efetores têm dois principais efeitos: mantém a homeostase do corpo e dão respostas comportamentais apropriadas para o estímulo do ambiente externo.
  Para melhor compreender o sistema nervoso, é preciso conhecer um pouco melhor as células que dele fazem parte.