Biologia » Fisiologia animal e humana » Defesas do organismo » Sistema imunológico
 
 
Sistema imunológico
 
 
 
Valor adaptativo do MHC

Em todos os animais, até mesmo as esponjas, ocorre a rejeição de tecidos de outros indivíduos. Isto sugere que há uma forte pressão seletiva favorecendo que diferentes indivíduos de uma população possuam diferentes antígenos em suas células.
Há várias hipóteses para explicar como o MHC surgiu, e porque ele permaneceu em todos os animais.
Uma hipótese bastante plausível baseia-se na suposição de que, se não houvesse variação no MHC, alguns patógenos poderiam se adaptar de modo a "imitar" as moléculas presentes nas células da espécie que estivessem parasitando. Sendo assim, o sistema imune não seria capaz de reconhecer o patógeno como invasor e indivíduos iguais estariam todos expostos à doença. Assim, indivíduos que apresentassem moléculas diferentes em suas células teriam sido selecionados, pois seriam capazes de reconhecer o organismo causador da doença. Desta forma, estes indivíduos teriam uma vantagem seletiva.
 
 
 
Em razão disso, quanto maior a quantidade de diferentes MHCs nas populações animais, menor seria a vantagem seletiva dos patógenos capazes de mimetizar as moléculas do hospedeiro.
  Se quiser saber mais sobre valor adaptativo e seleção natural, visite as páginas de evolução.