|
Adrenais ou supra-renais
Localizam-se sobre os rins. Cada supra-renal apresenta dois tecidos secretores bem diferentes. Na medula (parte interna) ocorre a produção de adrenalina (ou epinefrina) e noradrenalina (ou norepinefrina), dois hormônios muito semelhantes em estrutura e função. As secreções da adrenal são estimuladas de forma direta pelo hipotálamo.
A adrenalina é liberada em situações de estresse, ocasionando a contração dos vasos sangüíneos da pele (circulação periférica). Com isto o sangue vai para os músculos e os órgãos internos, o que prepara o corpo do indivíduo para responder imediatamente a determinadas situações de perigo, ou de grande emoção. Quando uma pessoa leva um susto, seu rosto fica pálido e os batimentos cardíacos aceleram, devido à ação desse hormônio.
Já a noradrenalina é produzida constantemente e sua principal função é manter a pressão sangüínea em níveis normais. No córtex (parte periférica) da adrenal são produzidos hormônios esteróides de diversas funções, chamados genericamente de corticosteróides.
Os glicocorticóides são uma classe de corticosteróides, e induzem a formação de glicose a partir de proteínas e gorduras presentes no organismo. O principal glicocorticóide é o cortisol (hidrocortisona).
Os mineralocorticóides são outra classe de corticosteróides que regulam os níveis de água e sais minerais no organismo. Pertencente a essa classe, a aldosterona estimula a reabsorção de sais pelos rins, aumentando a pressão sangüínea através da retenção de líquidos.
|
|
|