Biologia » Fisiologia animal e humana » Excreção » Órgãos excretores
 
 
Função dos rins
 
 
 
A Regulação da Função dos Rins
Para compreender a regulação do funcionamento dos rins você deve ter compreendido como funcionam os rins e, de preferência, mas não obrigatoriamente, como funcionam os nefros. Se você ainda não o fez, clique nos links acima, eles permitirão que você tire o maior proveito possível desta página.
A taxa de filtragem dos rins se mantém relativamente constante porque as células dos rins detectam modificações na pressão sanguínea e ajustam a contração dos músculos nas paredes das arteríolas renais, mantendo a pressão apropriada do sangue nos glomérulos.
 
 
 
Por outro lado, a taxa de formação da urina e a composição da mesma varia enormemente sob diferentes circunstâncias.
Tomar grandes quantidades de água não dilui o sangue, mas muda muito pouco a taxa de filtração. A maior modificação que ocorre é mesmo na concentração da urina, que fica bastante diluída fazendo com que o corpo libere bastante água.
 
 
 
A composição da urina e a taxa de formação da mesma são reguladas principalmente pelos hormônios vasopressina, angiotensina e aldosterona. Estes hormônios funcionam de três diferentes formas:

  1. A vasopressina aumenta a permeabilidade das membranas à água – fazendo com que esta seja eliminada em maiores quantidades pela urina.

  2. A angiotensina aumenta a concentração dos músculos das paredes dos vasos sanguíneos, contringindo as arteríolas e aumentando a pressão do sangue. Isto causa a secreção de aldosterona.

  3. A aldosterona facilita o transporte ativo de sódio.

 
 
 
O sódio constitui mais de 90% dos cátions do lado de fora das células, por isso, sua concentração é o fator mais importante na determinação da pressão, volume e concentração dos fluidos do corpo. Como a água atravessa as membranas celulares por osmose, o volume de água no sangue depende da concentração de sódio.
A quantidade de sódio no corpo é o resultado de um balanço entre o que é ingerido e o que é eliminado pela urina (suor e fezes eventualmente eliminam sódio, mas sem um controle adequado por parte do organismo). Vertebrados possuem sistemas nervosos e hormonais que os permite regular quanto sódio entra e sai do corpo. Isto permite a sobrevivência em uma longa escala de hábitos, o que de outra forma seria impossível.
  O controle do volume de urina a ser produzido pelos rins é importantíssimo na manutenção da pressão sangüínea, o que é vital para qualquer animal. Este controle é feito por alguns hormônios que detectam modificações na pressão e acionam mecanismos para que ela seja regularizada. Estes hormônios são vasopressina aldosterona, renina e angiotensina.