Biologia » Fisiologia animal e humana » Trocas gasosas » Pigmentos respiratórios
 
 
O transporte de CO2
 
 
 
O dióxido de carbono (CO2) produzido durante a respiração celular deve ser levado pelo sangue para os pulmões, onde ele é excretado. Algumas moléculas podem viajar em solução, mas a maioria delas se combina com outras substâncias do sangue. Nós não temos problemas com isso porque a hemoglobina, principalmente a desoxiemoglobina, entre outras proteínas do sangue têm afinidade pelo CO2 e o levam até o pulmão para que seja eliminado.
A molécula de hemoglobina tem uma propriedade interessante: quando ela está sem o oxigênio, ela tem muito mais afinidade pelo CO2 do que quando ela está com o O2. Assim, nos tecidos, onde o O2 é liberado, o CO2 é facilmente captado e nos pulmões, onde o O2 é captado, o CO2 é mais facilmente liberado. Por possuir esta propriedade, a molécula de hemoglobina é dita alostérica.
 
 
 
O CO2 que fica dissolvido no sangue é muito importante para a manutenção do pH do mesmo, ou seja, é importante para manter a capacidade tampão, característica do sangue, que tem a habilidade de absorver ácidos e bases com modificações mínimas no pH.
  H2O + CO2 ↔ H2CO3 ↔ H+ + HCO3-  
 
 
 
A maior parte do CO2 dissolvido no sangue fica na forma de íons bicarbonato. A enzima anidrase carbônica das hemácias catalisa a formação de ácido carbônico através da reação entre o bicarbonato, a água e o CO2. Uma vez formado, o ácido carbônico se dissocia rapidamente em íons hidrogênio e bicarbonato.