Biologia » Plantas » Fanerógamas » Angiospermas
 
 
Angiospermas
 
 
 
As angiospermas constituem o maior grupo vegetal atual, com cerca de 235 mil espécies, contra cerca de 720 espécies de gimnospermas. Suas integrantes variam muito em forma e tamanho, havendo espécies com 1mm e outras medindo até 100m de altura. A diversidade de modo de vida destas plantas é enorme, e pode incluir grandes árvores, arbustos e ervas eretas, trepadeiras, epífitas e parasitas. São distribuídas pelo mundo todo, ocupando ambientes variados, de desertos a rios.

O termo angiosperma vem do grego aggeion=vaso + sperma=semente. Isto quer dizer que são plantas cujas sementes ficam dentro de frutos (que representaria um vaso).
 
 
 
A presença de fruto está intimamente relacionada com a existência do ovário envolvendo o óvulo. Além da independência da água para a fecundação e da presença de semente, um importante passo evolutivo das angiospermas foi o surgimento de flores com adaptações que possibilitem a polinização. A alternância de gerações nas angiospermas, assim como nas gimnospermas, não é bem visível a olho nu. O esporófito é a própria planta e o gametófito se desenvolve dentro das estruturas reprodutivas femininas da flor, que é o órgão reprodutivo da planta. Clique sobre a figura ao lado para conhecer detalhes sobre o ciclo de vida de uma angiosperma.
   
   
   
 
 
 
As angiospermas são divididas em duas classes: monocotiledôneas e dicotiledôneas.