Biologia » Microorganismos » Vírus » Doenças virais
 
 
Doenças virais - AIDS
 
 
 
A AIDS (sigla em inglês para síndrome da imunodeficiência adquirida) é causada por um vírus de RNA chamado HIV. O HIV ataca os linfócitos, células envolvidas na defesa do organismo contra as doenças, deixando o infectado muito sensível a outras doenças, como pneumonia, tuberculose e uma série de doenças infecciosas, que acabam por matá-lo. Os primeiros casos de AIDS foram diagnosticados no fim da década de 70 e começo da década de 80. Acredita-se que por esta época um vírus parecido, existente em animais silvestres, tenha passado por mutações que o tornaram capaz de infectar o ser humano. Desde aquela época o HIV infectou cerca de 30 milhões de pessoas em todo o mundo e já foram gastos bilhões de dólares em pesquisa, mas ainda não foi criada uma cura definitiva nem uma vacina. Por isso a estratégia para deter a doença ainda depende principalmente de campanhas de prevenção, que nem sempre têm o efeito desejado.

Pelos dados abaixo, obtidos pela organização mundial de saúde, você pode conhecer um pouco mais sobre o avanço da AIDS no mundo. Os dados são do fim do ano 2000.
 
 
 
Dados da organização mundial de saúde
Número de pessoas com HIV/AIDS 36.1 milhões (1.1% da população mundial)
Casos novos em 2000 5.3 milhões
Mortes em 2000 3.0 milhões
Mortes desde o início da epidemia, em 1980 21.8 milhões
Numero de crianças órfãs devido a AIDS 13.2 milhões
Porcentagem de infectados do sexo feminino 47%
 
 
 
O Brasil é um dos poucos países a fornecer gratuitamente os medicamentos do coquetel anti-HIV para os doentes de AIDS. Trata-se de um programa respeitado em todo o mundo, mas que só pode ser mantido porque o governo passou a produzir aqui boa parte dos medicamentos. Isso gerou reclamações das empresas farmacêuticas internacionais, que alegavam que seus direitos a patente estavam sendo violados. Recentemente, as queixas contra o Brasil foram retiradas, e a comunidade internacional caminha no sentido de reconhecer que o direito à vida dos contaminados pelo HIV é mais importante que os direitos às patentes. Infelizmente muitos países pobres, especialmente na África, não terão recursos para tratar seus doentes, mesmo que o preço dos medicamentos caia.
   
   
   
 
 
 
AIDS
Como se pega AIDS ... ... e como não se pega.
Por meio de relações sexuais sem proteção (camisinha) com pessoas contaminadas;Pelo compartilhamento de agulhas e seringas com pessoas contaminadas, durante o uso de drogas injetáveis;Por meio de transfusões de sangue recebido de pessoas contaminadas;O feto em desenvolvimento pode contrair a doença se a mãe estiver contaminada. Em banheiros, ou outros locais públicos (o vírus HIV não sobrevive exposto ao meio);Compartilhando toalhas e roupas com pessoas contaminadas;Pelo ar, ou por contato com a pele de pessoas infectadas. E nem por beijá-las;Por pernilongos ou outros insetos hematófogos. O HIV não sobrevive nestes animais. Só no homem;NÃO se pega AIDS doando sangue.
 
 
 
Nunca compartilhe seringas e agulhas, exija agulhas descartáveis e, se for receber transfusões, certifique-se de que o sangue foi testado. E, principalmente, JAMAIS MANTENHA RELAÇÕES SEXUAIS DE QUALQUER TIPO SEM PRESERVATIVOS!