Química » A Química dos Elementos » A Teoria Atômica » As Leis Ponderais
 
 
As leis ponderais
 
 
 
Leis ponderais das combinações químicas
As leis ponderais das combinações químicas podem ser resumidas em três princípios fundamentais:
 
 
 
Lei da Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier
Quando uma reação química ocorre em um sistema fechado, a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos, ou seja, "na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".
Na animação ao lado, a massa total de um recipiente fechado, contendo estanho metálico, não se altera após o estanho reagir com o oxigênio do ar para se transformar em dióxido de estanho.
   
   
  Lei de Lavoisier  
 
 
 
Lei das proporções definidas ou lei de Proust
"No processo de formação de um composto, seus elementos constituintes combinam-se sempre na mesma proporção em massa, independentemente da origem de cada um deles ou do modo de preparação do composto".
A animação ao lado mostra que 0,8 gramas de magnésio metálico (Mg) reage somente com 2,33 gramas de gás cloro (Cl2). Após a adição de 3,00g de gás cloro no recipiente contendo o magnésio metálico, somente parte do metal reage. O excesso de gás cloro (0,67 gramas) ficará sem reagir, indicando que as substâncias se combinam em quantidades definidas.
  [Vitrine] 1_1_01_2swf_pop.phplegenda: Lei de Proust  
 
 
 
Lei das Proporções Múltiplas ou Lei de Dalton
"Quando uma massa fixa (m) de um determinado elemento químico (A), combina-se com massas de outro elemento químico (B) para formar compostos diferentes, as massas estabelecem entre si uma proporção de números inteiros, em geral, pequenos".
Quando o chumbo metálico é aquecido em diferentes condições, há formação de compostos distintos. Na animação A, 0,077g de oxigênio reagiram com 1g de chumbo, formando um composto amarelo.
  [Vitrine] 1_1_01_3swf_pop.phplegenda: 1_1_01_1_b_swf_pop.phplegenda:  
 
 
 
A animação B mostra que foram necessários 0,103g de oxigênio para reagir com a mesma massa de chumbo (ou seja, 1 grama), formando um composto vermelho. Se dividirmos 0,077 por 0,077 (igual a 1) e 0,103 por 0,077 (igual a 1,33), encontraremos uma proporção de 1 : 1,33. Esta proporção é a razão entre a massa de oxigênio presente no composto amarelo (animação A) e no vermelho (animação B). Multiplicando-se a relação por 3, para obter números inteiros, temos uma proporção de de 3 : 4 para o oxigênio no composto amarelo em relação ao composto vermelho. Isso significa que se a massa de oxigênio for mantida constante, o composto amarelo terá apenas 4/3 (quatro terços) da massa do chumbo presente no composto vermelho.
   
   
  Lei de Dalton B  
 
 
 
A partir da descoberta das leis fundamentais expostas acima, os químicos passaram a pensar em como explicá-las. Assim, surge com Dalton a primeira proposta de explicação, um modelo atômico para a matéria.