História » Neocolonialismo e Primeira Guerra Mundial » Primeira Guerra Mundial » O Tratado de Versalhes
 
 
O tratado de Versalhes
 
 
 
Em janeiro de 1919, 25 países reuniram-se em Paris para discutir a paz. Não estavam presentes os derrotados nem a Rússia, que havia saído da guerra antes de seu término.
A Conferência foi norteada pelos interesses das maiores potências vencedoras. Dela resultou o Tratado de Versalhes. Os representantes alemães, após inúmeros protestos, se viram obrigados a assinar o tratado, o que aconteceu em 28 de junho.
Pelo Tratado de Versalhes a Alemanha deveria entregar à França a região da Alsácia-Lorena, além de outros territórios à Dinamarca e à Polônia.
   
   
  Europa depois da primeira Guerra  
 
 
 
As colônias alemãs na África seriam incorporadas por Inglaterra, França e Bélgica e as colônias do pacífico passariam ao domínio de Japão e Inglaterra.As minas de carvão do Sarre seriam cedidas à França para exploração por 15 anos. O porto de Danzig foi entregue à jurisdição da Liga das Nações e sua exploração à Polônia.
A Alemanha seria desarmada: não teria marinha de guerra, artilharia pesada, tanques ou aviões. O exército ficou reduzido a 100 mil homens (voluntários) e o serviço militar obrigatório proibido. A Prússia Oriental ficou separada do resto da Alemanha pelo corredor polonês (que dava à Polônia acesso ao mar). Considerada responsável pela guerra, a Alemanha foi obrigada a pagar 33 bilhões de dólares para reparações de guerra.
   
   
  Possessões coloniais na África e na Ásia