História » Alta Idade Média » Feudalismo » O Feudo
 
 
O Feudo e sua produção
 
 
 
O Feudo, a unidade básica de produção do sistema feudal, era praticamente auto-suficiente, produzindo tudo ou quase tudo de que necessitava.
Os feudos, ou domínios, eram divididos em três partes:
 
 
 
  • a reserva senhorial (ou manso senhorial), que correspondia às terras para uso do senhor;
  • a reserva do camponês (ou manso servil), que correspondia às terras ocupadas pelos camponeses e suas famílias;
  • as terras comunais, constituídas por pastos, florestas e baldios. Eram utilizadas tanto pelos senhores como pelos camponeses, que daí retiravam frutas e madeiras. Já os senhores as utilizavam para a caça, atividade permitida apenas aos nobres.
   
   
  Feudo  
 
 
 
A produção do feudo era destinada ao consumo local, não existindo a idéia de lucro nem a circulação monetária. O único comércio que havia era baseado em trocas, produto por produto.O sistema de produção se caracterizava pela baixa produtividade e pelas técnicas rudimentares. A principal técnica utilizada foi a agricultura dos três campos, que funcionava da seguinte maneira:
 
 
 
Cada campo estava divido em faixas, que correspondiam às tenências, isto é, lotes de terra arrendados e cultivados pelos camponeses. Como havia rotação de culturas ano a ano, cada camponês precisava ter um lote em cada um dos três campos.Essa técnica tinha a vantagem de evitar o esgotamento do solo, mantendo a fertilidade da terra, mas apresentava pelo menos uma desvantagem, diminuía a produção global.
   
   
  Agricultura