Geografia » Geopolítica Contemporânea » A formação da nova ordem mundial » A União Soviética e o Regime Comunista
 
 
A União Soviética e o regime comunista
 
 
 
A União Soviética surgiu da Revolução de 1917. No final da 1a Guerra, o regime se expandiu e incorporou territórios e povos. Em 1922, surge a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Durante a Segunda Guerra Mundial, a URSS se expandiu ainda mais e ganhou a configuração que vemos no mapa.
Os países da União Soviética adotaram o regime comunista, caracterizado pela planificação centralizada da economia, o Estado controlava e administrava produção e distribuição dos produtos. Não havia propriedade privada, tudo pertencia ao Estado e era administrado por ele.
   
   
   
 
 
 
Na política, o regime comunista não admitia o pluripartidarismo. Um único partido (Comunista) exercia o comando na URSS. Depois de 70 anos de existência, o modelo econômico e político entrou em crise e, nos anos 90, ela foi dissolvida. No território que formava a União Soviética surgiram 15 Repúblicas independentes. Doze dessas repúblicas hoje formam a Comunidade dos Estados Independentes (CEI). A Lituânia, a Estônia decidiram não entrar para a CEI.
 
 
 
Compare os dois mapas e perceba as diferenças. No primeiro, vemos um bloco único, o que representa a unidade política da ex-URSS. No segundo, vemos a mesma região, mas fragmentada em 15 partes_ as Repúblicas Independentes formadas com o fim da União Soviética.
   
   
  Países que compõem a CEI.  
 
 
 
Esta nova divisão territorial resultou de mudanças políticas e econômicas no Leste Europeu.
  Em 1939 somente 6% da humanidade vivia segundo o regime comunista. Já em 1988, 34% da humanidade vivia sob o domínio de tal regime.