Geografia » Geopolítica Contemporânea » Formação e conflitos: Estados Nacionais » Oriente Médio
 
 
Oriente Médio
 
 
 
A guerra entre as nações palestina e israelense, na região da Palestina, Oriente Médio, ilustra um caso de conflito que envolve questões nacionais e de Estado.
 
 
 
As origens históricas do conflito estão no movimento sionista, que, em 1947, ganhou impulso com a aprovação da ONU de um plano que previa a criação de um Estado judaico e um Estado árabe a partir da repartição da Palestina. Com o fim do poder imperial britânico na região, em 1948, eclodiu uma guerra entre o recém declarado Estado de Israel e os palestinos, que não aceitavam a ocupação israelense.
   
   
  Estado de Israel criado pela ONU  
 
 
 

Em 1967, Israel promoveu a Guerra dos Seis Dias (de expansão) conquistando territórios no Egito, Síria, Jordânia, além da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Em pouco tempo, os judeus conseguiram, com a migração, mudar a demografia da região. Os árabes, maioria, se tornaram minoria. Dessa forma, os palestinos árabes foram dominados por judeus do Estado de Israel.
Ainda não houve solução para o problema. A expansão judia tem sido o motivo de guerras no Oriente Médio. Palestinos reivindicam o controle de partes do território e os disputam com os israelenses.
   
   
  Mapa da região depois da Guerra dos Seis Dias