Geografia » O Espaço Geográfico Global » Modo de Produção Socialista (MPS) » Problemas do MPS (Partidos socialistas)
 
 
Problemas do MPS
 
 
 
Os países que adotaram o modelo socialista não conseguiram manter um padrão de crescimento econômico capaz de suprir as demandas criadas por suas nações. Os países socialistas conseguiram alcançar padrões elevados de qualidade de vida: acabaram com o analfabetismo, criaram um amplo e eficiente sistema de saúde pública para suas populações e eliminaram o desemprego. No entanto, esses países não conseguiram superar os problemas de diversificação e aprimoramento tecnológico no setor industrial, o que implicou um profundo déficit de produção de bens industrializados no final dos anos 80. Na Política e na administração pública, os países socialistas também não foram eficientes em criar sistemas dinâmicos e democráticos. Nos principais países socialistas, vigorou o sistema de partido único, que além de ser ineficiente quanto à administração dos negócios do Estado, era antidemocrático.
 
 
 
A URSS e Cuba tentaram estabelecer um sistema de trocas, para superar suas deficiências econômicas. Os cubanos forneciam açúcar e fumo e recebiam petróleo e bens de consumo dos soviéticos. Essa alternativa, contudo, não foi suficiente para incrementar o aumento da produção.
   
   
  Cubanos fogem da ilha e vÆo para os EUA procurar uma vida melhor  
 
 
 
Os problemas políticos e econômicos enfrentados pelos países socialistas foram agravados pela crise de abastecimento, apontada como um dos principais fatores de impopularidade interna dos governos socialistas. A crise do modelo socialista se tornou mais evidente no fim dos anos 80, com o governo de Mikhail Gorbachev.
   
   
  Trabalhadores russos protestam em Stalingrado