Geografia » O Espaço Geográfico Global » Dinâmica da população humana » População no Brasil - População na Europa
 
 
População no Brasil
 
 
 
No Brasil, o processo de urbanização começou, tardiamente, por volta dos anos 40. Em 1950, as cidades concentravam cerca de 36% da população brasileira. Em 1970, 55% da população brasileira estava nas cidades. Em 1980, eram 67% e, em 1991, a população urbana brasileira era de 74% do total do país.
 
 
 
Diferente dos países desenvolvidos, a urbanização nos países pobres não foi acompanhada por uma industrialização que gerasse empregos suficientes para absorver a mão-de-obra vinda do campo. Tal desproporção tem gerado desemprego e favelização. A população nessas cidades continua crescendo sem que haja crescimento da oferta de empregos. Enquanto isso, nos países desenvolvidos a população está tendendo à estabilização.
 
 
 
Embora o Brasil seja um país em desenvolvimento, nós podemos verificar a formação de uma megalópole: a tendência de unificação da Grande São Paulo ao Grande Rio de Janeiro, incluindo Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Nessa região, estão concentradas cerca de 60% da produção industrial do país e 23% da população, sendo que ela representa apenas 0,5 do território brasileiro.