Física » Eletromagnetismo » Corrente elétrica » Introdução
    
 
 
O Conceito de Corrente Elétrica - II
 
 
 
Importante: A intensidade de corrente elétrica é um conceito análogo ao da vazão em um fluido.
 
 
 
Unidades de Medida da Intensidade de Corrente Elétrica
A intensidade de corrente elétrica (i) é uma grandeza escalar, sendo medida no Sistema Internacional de Unidades em amperes (A), em homenagem ao físico francês André Marie Ampère (1775-1836).
 
 
 
Através de um condutor passa uma corrente de 1 ampere quando, através de sua seção transversal, passa uma quantidade de carga de 1 C (coulomb) por segundo:
 
 
 
 
 
Saiba mais 1: Em certos materiais condutores, não somente os elétrons transportam as cargas no seu interior. Por exemplo, em baterias de automóveis há soluções aquosas de sais, ácidos ou bases, a corrente elétrica sendo transportadas pelos íons positivos e negativos. Neste caso, a intensidade da corrente é dada pela soma das duas contribuições: a das cargas positivas e das cargas negativas.
   
   
   
 
 
 
 
Saiba mais 2: Segundo uma antiga convenção, escolhe-se como o sentido da corrente elétrica aquele em que se movem as cargas positivas, ou seja, o sentido que vai do potencial elétrico mais alto para o mais baixo. Esta é apenas um convenção, que na verdade não corresponde ao movimento real dos elétrons num condutor, uma vez que num condutor metálico, como por exemplo um fio de cobre ou uma barra de ferro, a carga elétrica é transportada pelo elétrons, que são partículas carregadas negativamente.
 
 
 
Como as cargas negativas rumam para potenciais elétricos mais altos, o sentido real da corrente de elétrons é dos pontos de potencial mais baixo para os pontos de potencial mais alto:
 
 
 
 
 
Saiba mais 3: Você já deve ter ouvido o termo corrente contínua. Uma corrente elétrica é dita contínua quando ela é constante no tempo, ou seja, quando