Física » Óptica » Óptica geométrica » O olho humano
    
 
 
O olho humano - I
 
 
 
O olho é o órgão mais importante do nosso sistema visual, fornecendo imagens de objetos externos. Nossos olhos funcionam como uma máquina fotográfica, pois cada olho possui uma lente convergente, o cristalino, que focaliza a luz, permitindo que as imagens dos objetos se formem sobre a retina, uma membrana situada no fundo dos nossos olhos.
   
   
   
 
 
 
 
O olho tem forma de globo, recoberto por uma espessa membrana opaca e, na frente, uma região transparente chamada córnea. Atrás da córnea está a íris, que funciona como um diafragma tendo ao centro uma abertura, a pupila, por onde a luz penetra. A pupila se dilata ou se contrai, dependendo da intensidade luminosa. Ela é comandada pelo músculo ciliar que regula o seu diâmetro.
   
   
   
 
 
 
 
Entre a córnea e a íris há um líquido transparente chamado humor aquoso. Em contato com a parte posterior da íris temos o cristalino, que é um corpo transparente em forma de lente convergente, com o músculo ciliar a sua volta. Atrás do cristalino temos o chamado humor vítreo, uma substância gelatinosa e transparente.
 
 
 
Portanto, no olho humano encontramos três meios refringentes:
  • A córnea e o humor aquoso, com índice de refração é igual a n=1.346.
  • O cristalino, com índice de refração médio igual a n=1.437.
  • O humor vítreo, que apresenta índice de refração igual a n=1.346.
   
   
   
 
 
 
 
Quando olhamos para um objeto luminoso ou iluminado, alguns dos infinitos raios de luz emitidos pelo objeto penetram no nosso olho através da pupila. Eles são refratados, nos diversos meios transparentes que compõem o olho, formando sobre a retina uma imagem real do objeto. A distância entre o objeto e o olho pode variar muito, e mesmo assim vamos conseguir enxergá-los. Por que isto acontece? Porque o cristalino é uma lente convergente com uma distância focal que pode ser alterada, através da ação do músculo ciliar. Este mecanismo é chamado de acomodação visual.
 
 
 
Se os nossos olhos estiverem funcionando perfeitamente podemos ver nitidamente objetos próximos, distantes, grandes ou pequenos, sendo formados exatamente sobre a retina e em foco
   
   
   
 
 
 
 
Clique aqui para continuar.