Física » Óptica » Natureza da luz » As ondas eletromagnéticas: a luz
    
 
 
A radiação infravermelha
 
 
 
A radiação infravermelha apresenta comprimentos de onda que estão entre 1 mm (=10-3m) e alguns milésimos de milímetro (~10-6m), sendo ligeiramente maiores do que o comprimento de onda da luz visível. Esta radiação é emitida em grande quantidade pelos átomos de corpos quentes e, quando é absorvida por um objeto, pode até aquecê-lo. Por exemplo, a maior parte da energia emitida por uma lâmpada é constituída por raios infravermelhos, que podem ser sentidos como calor ao colocarmos a mão próxima de uma lâmpada acesa:
   
   
   
 
 
 
 
Por ser uma onda eletromagnética, a radiação infravermelha não necessita de um meio material para se propagar, viajando pelo vácuo com velocidade igual à velocidade da luz, c. É desta maneira que o calor do Sol atinge a Terra:
   
   
   
 
 
 
 
Vejamos alguns usos da radiação infravermelha no nosso dia-a-dia:
  • É utilizada nos controles remotos, para enviar sinais aos equipamentos eletrônicos como televisões, vídeos cassetes e aparelhos de CD’s:

   
   
   
 
 
 
 

  • As radiações infravermelhas de menor comprimento de onda conseguem sensibilizar ou “marcar” películas fotográficas especiais e, assim, conseguimos fazer fotografias em infravermelho. Depois, através da análise da quantidade de radiação emitida ou refletida pelos corpos, podemos obter informações sobre o grau de maturação de culturas agrícolas, avaliar o grau de poluição de rios e lagos, detectar desmatamentos e a distribuição de culturas agrícolas em uma determinada região.
 
 
 
Você sabia que nós também emitimos radiação infravermelha? Como o corpo humano possui uma temperatura de cerca de 310 K, ele irradia basicamente no infravermelho longo. Se a fotografia de uma pessoa for feita com uma câmera sensível ao infravermelho, obtemos o que chamamos de fotografia térmica. A imagem ao lado foi obtida no Jet Propulsion Lab, nos EUA. Nela, um engenheiro está segurando um fósforo aceso. A imagem é codificada em cores de modo a mostrar diferenças de temperatura. Observe o branco e o vermelho escuro da chama e da palma da mão do engenheiro (onde seus vasos sangüineos estão mais próximoas à superfície) e o azul de seus óculos frios. Esta fotografia em infra-vermelho demonstra que as imagens em infravermelho mostram a energia em forma de calor e a sua distribuição: