Física » Óptica » Natureza da luz » Introdução
    
 
 
Fotossíntese
 
 
 
Plantas: fábricas de alimentos movidas a luz
 
 
 
A fotossíntese é um dos processos fundamentais da Natureza, responsável pela produção dos alimentos e pela manutenção da vida humana na Terra. Neste processo, que ocorre em quase todos os vegetais, a luz (solar ou não) é absorvida por células bastante sensíveis à luz. Isto acontece porque estas células possuem um pigmento especial, chamado clorofila. Graças à presença de clorofila em suas folhas, elas são capazes de captar energia luminosa do sol e utilizá-la na síntese de moléculas orgânicas, que lhes servirão de alimento, permitindo que as plantas se desenvolvam e cresçam.
   
   
   
 
 
 
 
Quando a luz incide sobre uma molécula de clorofila, esta absorve parte da energia luminosa, permitindo que a seguinte reação química ocorra no vegetal, que se dá sob a ação da luz e da clorofila:
  Gás carbônico (6CO2) +água (6H2O) -> Glicose (C6H12O6)+oxigênio (6O2)  
 
 
 
Os elementos envolvidos nesta reação possuem diferentes origens: a água é retirada do solo pela raiz dos vegetais, o gás carbônico é retirado da atmosfera e absorvido pelas folhas da planta e a energia luminosa provém da luz solar ou de outra fonte luminosa. Um dos produtos desta reação, além do oxigênio, é a glicose. É nesta molécula que a planta armazena toda a energia que captura do Sol. A partir da glicose e dos sais minerais (principalmente, substâncias contendo nitrogênio, fósforo e potássio) que retira do solo, a planta produz todos os demais materiais que precisa para o seu desenvolvimento, crescimento, floração e a produção de frutos.
   
   
   
 
 
 
 
Curiosidade: Você sabia que o petróleo e o carvão, usados como fonte de energia pelos seres humanos, jamais existiriam sem a fotossíntese de plantas que viveram em eras bastante remotas?