Física » Fluidos » A lei de Arquimedes - o empuxo
    
 
 
A lei de Arquimedes; o empuxo - I
 
 
 
Os navios conseguem flutuar nos oceanos, seus cascos sendo feitos de aço, um material muito mais denso do que a água. Quando você se encontra sobre uma bóia em uma piscina, você também flutua. Estes dois acontecimentos nos indicam que corpos muito mais densos que a água, como um navio e outros não tão densos, como uma criança, por exemplo, podem flutuar sobre a água, sem afundar. Mas por que será que isto acontece?
   
   
   
 
 
 
 
Este comportamento se explica pelo fato de que um líquido (ou um gás) tende a sustentar o peso de um corpo nele imerso, por isso flutuamos sobre uma bóia na piscina. No entanto, se colocarmos um bloco de aço sobre a água, veremos que ele afunda rapidamente. Que diferença há então entre o aço ao qual se deu a forma de casco de navio (que não afunda) e ao que tem a forma de um bloco quadrado, que afunda no líquido?
   
   
   
 
 
 
 

Importante: Você sabia que a densidade do aço é cerca de 7.5 vezes maior do que a da água?
 
 
 
A diferença é que, quando um corpo está imerso num líquido, como a água, ele recebe a ação de uma força, chamada empuxo, dirigida para cima, que é igual ao peso do líquido que este corpo desloca quando está imerso:
   
   
   
 
 
 
 
Esta força é também chamada de empuxo de Arquimedes, sendo válida para os líquidos e também para os gases, constituindo-se no que chamamos lei de Arquimedes (foi descoberta pelo grego Arquimedes no século III AC, sendo assim chamada em sua homenagem).
 
 
 

Esta força que um corpo imerso num líquido ou gás recebe pode ser menor, igual ou maior do que seu próprio peso. Vamos considerar a seguir estes três casos.
Para continuar, é só clicar aqui.