Física » Ondulatória » Ondas sonoras » A reflexão do som - o eco
    
 
 
A reflexão do som. O eco - II
 
 
 
Imaginemos uma fonte sonora, por exemplo, um menino que está localizado no ponto O a uma distância d de uma superfície que pode ser a parede da caverna:
   
   
   
 
 
 
 

Quando as ondas sonoras emitidas pelo menino em O, que fala a palavra “eco”, batem na parede da caverna, elas são refletidas, ou seja, propagam-se de volta com se tivessem sido produzidas na verdade por uma pessoa localizada em O´, não em O.
 
 
 
Depois de um certo intervalo de tempo as ondas sonoras produzidas pelo menino chegam ao ponto O, de onde foram inicialmente emitidas:
   
   
  Relfexão do som  
 
 
 
 
Desde o momento em que as ondas partem de O até o instante em que retornam a este ponto, depois de serem refletidas pela parede da caverna, decorreu o seguinte intervalo de tempo:
   
   
   
 
 
 
 
onde é a distância entre a fonte sonora (menino) e a parede da caverna, sendo a velocidade do som no ar (igual a 340 m/s). O fator 2 se deve ao fato do som percorrer a distância d duas vezes:
   
   
   
 
 
 
 

Para que ouçamos o eco é necessário que o obstáculo (no caso a parede da caverna) esteja no mínimo a 17 metros da fonte sonora (o menino). Isto ocorre porque os nossos ouvidos só têm capacidade de distinguir sons emitidos num intervalo de tempo de, no mínimo, 0.1 segundos. Se esta distância for inferior a 17 metros, o eco chegará em nossos ouvidos enquanto ainda estamos produzindo o som. Neste caso, não ocorre um eco, mas apenas uma reverberação, ou seja, uma desagradável superposição de sensações sonoras.
Curiosidade:Como os morcegos têm a visão extremamente deficiente, eles aproveitam o eco para se orientar em seus vôos e localizar objetos: eles emitem uma série de ultra-sons com duração de alguns milisegundos e captam seu eco. Estas ondas possuem comprimento de onda de poucos milímetros, sendo refletidas até por objetos menores que 1 cm. Com base no tempo decorrido até a recuperação dos sinais refletidos, eles avaliam a distância que os objetos se encontram deles.
 
 
 
Um procedimento semelhante é usado em Medicina para a realização de diagnósticos. Por exemplo, por meio de uma ultra-sonografia é possível observar a forma dos órgãos internos do corpo humano: os ultra-sons refletidos por estes órgãos são transformados em sinais elétricos que podem ser observados diretamente numa tela como a de uma televisão.
  O sonar é um equipamento colocado em navios que envia ondas sonoras ao fundo do mar, recebendo posteriormente a reflexão destas ondas. Assim, pode-se determinar a que profundidade o navio está.