Física » Mecânica » Colisões » Introdução
    
 
 
Os Air-bags
 
 
 

Sabemos que todos os objetos em movimento possuem quantidade de movimento, dada pelo produto entre sua massa e velocidade.

Sabemos também que, a menos que uma força aja sobre um corpo em movimento, ele continua a mover-se com velocidade constante pelo princípio da inércia.

Munidos destas informações, vamos analisar a seguinte situação: o que acontece quando estamos no interior de um automóvel e ele repentinamente freia?

Para que ele pare é necessária a ação de uma força muito grande, que age num período de tempo curto (a força aplicada aos freios).

 
 
 

Assim sendo, a quantidade de movimento do veículo muda muito em um intervalo de tempo muito curto, sendo que, durante este mesmo intervalo de tempo, a quantidade de movimento dos passageiros praticamente não se modificou, devido à inércia.

Isto significa que os passageiros continuarão a se mover com a velocidade que o carro desenvolvia antes de acionar os freios, porque há a conservação da quantidade de movimento.

 
 
 

Qual é então a utilidade dos air-bags?

É fácil ver que se os passageiros estão a velocidade muito alta após uma freada repentina do veículo, eles são arremessados contra o pára-brisa, podendo mesmo ser lançados para fora do veículo.

O objetivo dos air-bags é reduzir a velocidade dos passageiros a zero sem qualquer tipo de dano a eles.

Quando o carro freia repentinamente, sensores eletrônicos ligados a um acelerômetro permitem que o air-bag infle, protegendo as pessoas de choques no interior do veículo.