Física » Mecânica » Força e movimento » A força peso, normal, de atrito e tensão
    
 
 
Algumas Forças Particulares: A Força de Atrito - I
 
 
 
A força de atrito (ou simplesmente atrito) é uma força que age na superfície de contato entre dois corpos, e que sempre se opõe ao movimento relativo de um a outro.
 
 
 
   
   
   
 
 
 

A força de atrito é um tanto quanto indesejável no nosso dia-a-dia: ela dificulta tarefas como empurrar objetos pelo solo, já que se opõe ao movimento do objeto a ser empurrado; faz com que as solas dos nossos sapatos se desgastem, por exemplo, devido ao atrito da sola do sapato com o solo.

Sendo uma força que retarda o movimento, ela tem sempre sentido contrário ao da velocidade do movimento de um objeto.

 
 
 
Para se ter uma idéia da importância do atrito, em um automóvel, por exemplo, cerca de 20% do combustível é usado para contrabalançar a ação do atrito, tanto nas peças que compõem o motor quanto entre os pneus e a estrada.
 
 
 
   
   
   
 
 
 

Mas, por outro lado, se o atrito não existisse, não poderíamos escrever, já que não conseguiríamos segurar uma caneta na mão. Nem poderíamos escovar os dentes ou pentear os cabelos. Do mesmo modo, não conseguiríamos andar, uma vez que não haveria uma força de contato (como é o atrito) entre nosso corpo e o solo.


Vamos entender melhor o que é o atrito, considerando a seguinte situação: um livro se encontra em repouso sobre uma mesa. Em tal situação, as forças que agem sobre ele são seu peso (dirigido para baixo) e a força normal que aponta para cima, ambas se contrabalançando mutuamente.

   
   
   
 
 
 
 
Suponhamos agora que uma força é aplicada ao livro, sendo contrabalançada totalmente por uma força de atrito . Como anteriormente, o livro não se move sobre a mesa.
   
   
   
 
 
 
 
O que acontece se aumentarmos a intensidade da força ?