Física » Introdução ao Estudo da Física » A física e as outras ciências
    
 
 
O casamento entre a Física e a Química
 
 
 
Entre todas as ciências, a Química é a que tem a maior interdisciplinaridade com a Física, uma vez que todo estudo de atomística foi desenvolvido em conjunto por estas duas disciplinas. Por exemplo, os estudos sobre átomos e suas ligações partiram das conclusões dos físicos Niels Bohr e Ernest Rutherford: a partir de seus estudos foram construídos modelos atômicos, testando uma série de hipóteses e fornecendo ao mundo um modelo de como as coisas funcionam no universo subatômico.
   
   
  os físicos foram os primeiros a estudar os átomos  
 
 
 
 
Hoje em dia, as duas ciências caminham lado a lado no estudo de macromoléculas, em modelos na área de biotecnologia, na compreensão e modelagem de processos térmicos e eletrolíticos em polímeros, e no estudo de novos materiais, por exemplo. O modelo da molécula do DNA em formato de dupla hélice de cadeias polinucleotídicas demonstra esta conexão entre a física e a biologia: este modelo foi proposto considerando-se a natureza química dos componentes do DNA (desoxirribonucleotídios), os dados de difração de Raio X coletados, e as relações entre as bases dos nucletotídeos que compõe a dupla hélice. Com estas informações disponíveis, os pesquisadores construíram modelos moleculares, confeccionados em arame, na tentativa de encontrar aquele que se adequasse aos dados de difração de Raio X, às relações entre as bases e a estrutura química de cada uma delas, resutando do modelo de dupla hélice tal como conhecemos hoje:
   
   
  modelo tridimensional da molécula do DNA  
 
 
 
 
A química trabalha com um número muito grande de partículas. Por exemplo, imagine um cristal de sal ou um outro composto qualquer: neles, há uma quantidade muito grande de átomos, e é praticamente impossível descrever com exatidão o que acontece com um destes átomos em particular. Para resolver este problema, os químicos usam uma ferramenta muito poderosa desenvolvida pela Física. Esta ferramenta é a Mecânica Estatística, capaz de fornecer uma descrição dos sistemas baseada em probabilidades.
   
   
  A Física ajuda muitas vezes a entender o comportamento de uma só partícula