|
- A bactéria Bacilus coli divide-se mais ou menos a cada 20 minutos. Se pudesse crescer indefinidamente, em 36 horas cobriria a superfície da Terra com uma camada contínua
- Em alguns dias, um paramécio, um tipo de protozoário ciliado, poderia produzir uma massa de protoplasma igual a 10 vezes o volume da Terra.
- Uma única tênia, que sequer precisa de um parceiro para se reproduzir, pode produzir cerca de 1.000.000.000 (um bilhão) de ovos.
- Para um pássaro que ponha apenas de 5 a 6 ovos por ano, a descendência de um casal seria de 10.000.000 (dez milhões) de indivíduos em 15 anos.
- Darwin fez uma estimativa para o crescimento populacional dos elefantes e concluiu que "ao fim de 740 ou 750 anos haveria 19 milhões de elefantes vivos, todos descendentes de um mesmo casal".
- Isaac Asimov fez uma estimativa parecida para a espécie humana: "... durante os primeiros 5.000 anos de história escrita, atingimos o estágio no qual, de algum modo, nos apinhamos sobre a superfície de um pequeno planeta.
- Durante os próximos 5 000 anos, à atual taxa de crescimento, esgotaremos os recursos não só deste planeta, mas de todo o universo".
Diante destes números, você acha possível que alguma espécie realize seu potencial biótico por muito tempo ?
|
|
|