Biologia » Biologia Celular » Cloroplastos » Fotossíntese
 
 
Fotossíntese
 
 
 
A fotossíntese é o processo pelo qual o CO2 e a H2O (moléculas simples) são transformados em carboidratos (moléculas mais complexas). Ela converte a energia luminosa em energia química, utilizável pelos seres vivos. É um processo que utiliza a luz do sol para ocorrer e daí vem o seu nome: Photo (luz) + síntese.
A clorofila é uma substância fundamental para que ocorra a fotossíntese, já que tem a capacidade de absorver energia luminosa. Quando a clorofila é iluminada, alguns de seus elétrons absorvem fótons e se tornam excitados. Os elétrons excitados escapam da molécula de clorofila e são capturados por substâncias chamadas de aceptores de elétrons (NADP, por exemplo).
 
 
 
Os pigmentos da clorofila absorvem luz azul e vermelha, que têm comprimentos de onda mais efetivos para a fotossíntese. A cor mais refletida é a verde, e é por isso que as folhas das plantas possuem esta cor.
   
   
   
 
 
 
O composto orgânico formado na fotossíntese é a glicose (C6H12O6). A reação de formação da glicose pode ser escrita da seguinte maneira:
   
   
   
 
 
 
A fotossíntese é composta por duas etapas de reações químicas: a etapa fotoquímica, que depende da presença de luz para ocorrer e a etapa enzimática, que independe de luz.
  Uma vez sintetizada, a glicose pode ser utilizada para o próprio metabolismo da planta ou pode ser armazenada. Saiba mais sobre o destino dos produtos da fotossíntese clicando aqui.